DA SÉRIE “TRECHOS DE OUTROS AUTORES”: A EXPERIÊNCIA DA PSICANÁLISE. O INCONSCIENTE.

banda de moebius adam-pc499kalski-03

“A experiencia da Psicanálise é o exercício de escuta das manifestações do inconsciente. E o que é o Inconsciente? O inconsciente é a própria manifestação da linguagem. O psicanalista, em sua prática de escuta, leva em conta o mal-entendido, o que ficou por dizer, presente no diálogo mais trivial. Seu interesse está no “descompasso” presente entre o que se diz e o que se intencionava dizer. É nesse desacordo, em que o pensamento desfalece e nossas convicções perdem o encanto, que o sujeito do inconsciente tem sua morada. (…) A Psicanálise é um convite à invenção ali onde falta ao homem a peça do quebra cabeças, sem que ele precise responder apressadamente, com certezas paranoicas, com regras e sanções que apenas escondem debaixo do tapete sua miséria e aquilo que lhe causa horror. O psicanalista é um simples passador de um discurso do qual ele não é o proprietário”.


SOBRE ESTE ARTIGO: 

Estes trechos foram retirados do artigo A lei em tempos sombrios, escrito por Renata Conde Vescovi, publicado no livro “A lei em tempos sombrios”, 2009, pela Editora Companhia de Freud.


 

Curta, siga e compartilhe o Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300.


escritos psiAndré Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Autor, editor e idealizador do Blog Eu Tava Aqui Pensando e Escritos Psicanalíticos. Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

Anúncios