DA SÉRIE “TRECHOS” (DE OUTROS AUTORES): EXPERIÊNCIA ANALÍTICA. PALAVRA. INVENÇÃO.

criaçao

“A psicanálise trabalha com as marcas que se constroem no percurso da vida, através das experiências pessoais de cada sujeito. São elas que determinam certas escolhas. Isto é, os medos, os impasses, as angústias e desejos de cada pessoa podem se enredar de forma a podar o prazer da vida e a inspiração de suas escolhas. Nesses casos, a vida pode tomar rumos negativos, sem que o sujeito tenha controle ou consciência dos motivos que o levam a tais caminhos. Com o exercício da palavra, a psicanálise faz aparecer estas marcas, de forma a que o sujeito possa se confrontar com elas, tomando lugar em suas decisões, sendo capaz de deslocá-las e abrir um campo novo de possibilidades até então inalcançáveis. Uma característica fundamental do trabalho da psicanálise com a fala é que quem inventa um novo caminho é o próprio sujeito. Por um lado, a psicanálise assume a responsabilidade pelo tratamento de cada um dos sujeitos que se propõem a falar de si, de seus problemas e sofrimentos; por outro, ela não obrigará nenhum desses sujeitos a aceitar soluções dadas de antemão. O que garante que o trabalho da psicanálise seja duradouro é exatamente o fato de que o psicanalista não trabalha apenas com o bom senso, com o aconselhamento ou com a experiência; ele ajuda um sujeito a construir novas soluções a partir das verdades que se provam valiosas em sua trajetória”.


SOBRE ESTE ARTIGO: 

Este trecho foi retirado do Artigo “Aplicações da psicanálise na violência cotidiana – A Política do Sintoma: A clínica dos grupos”, cujo orientador é Marcus André Vieira, das alunas Bruna Musacchio Guaraná e Juliana Kaminski do Prado. Para conferir o artigo na íntegra, (clique aqui).


SOBRE O AUTOR:

André Bassete do Nascimento. Pescritos psisicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@gmail.com ou dreebn@yahoo.com.br

 Curta os Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300   
Anúncios