DICA DE LEITURA: O ADOLESCENTE E O PSICANALISTA – JEAN-JACQUES RASSIAL

10987732_1038126509548660_6131904210387650753_o

“Embora inúmeros pacientes de Freud fossem, se não adolescentes, pelo menos adultos muitos jovens, os trabalhos sobre a adolescência permaneceram por muito tempo marginais, em prol particularmente das pesquisas sobre a primeira infância. Somente nos últimos anos, principalmente na França, é que livros e revistas dedicam-se à adolescência. Retomando uma expressão de François Dolto, a adolescência é este primeiro tempo de recapitulação que será o modelo de todos os questionamentos importantes da idade adulta. Mas a cura psicanalítica do adolescente e, mais geralmente, a relação com a adolescência esbarram em grandes dificuldades, particularmente porque este interroga o psicanalista mais sobre o que ele é do que sobre o que faz”.

Autor: JEAN-JAQUES RASSIAL
Tradução: LÊDA MARIZA F. BERNARDINO
Editora: COMPANHIA DE FREUD
Ano: 1999
Número de páginas: 216
Categoria Principal: Adolescência

A seguir, destacamos alguns trechos do livro:

“O adolescente interroga o psicanalista muito mais sobre o que ele é do que sobre o que faz”.

“A adolescência é certamente o tempo de uma comparação e de uma confrontação com a imagem do genitor do mesmo sexo”.

“O adolescente está  precisamente no momento de apropriação do sintoma. (…) O sintoma é então tudo o que lhe resta para garantir seu ser”.

“O adolescente experiencia que a voz é um objeto destacado do corpo”.

“A adolescência é o momento em que, sob o olhar do outro, o sujeito vai ter que se reapropriar de uma imagem do corpo transformada; ao preço, eventualmente, de um novo sintoma, ou de uma modificação do sintoma”.

Curta, siga e compartilhe os Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300.


SOBRE O AUTOR/EDITOR/IDEALIZADOR DESTE BLOG:

escritos psiAndré Bassete do Nascimento. (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@gmail.com ou dreebn@yahoo.com.br

 
Anúncios