“Dica de Leitura”: Adolescentes na Violência – Meditações Educativas e Tratamentos Psíquicos, de Pierre Kammerer

PIERRE

O livro Adolescentes na Violência: Meditações Educativas e Tratamentos Psíquicos, de Pierre Kammerer, lançado em 2011 pela Companhia de Freud, aborda o tema da Violência (Juvenil) de forma ampla e cautelosa.

O autor, além de dividir o livro em 9 capítulos e articular a violência com outras temáticas, ainda trás alguns casos clínicos que facilitam o entendimento dos assuntos propostos.

“Da violência ao pensamento”, “A dívida de vida como ética de uma clínica educativa e curativa”, “A violência como resposta à falência dos primeiros laços”, “As passagens ao ato, uma oportunidade para a fala”, “A boa e a má morte africana”, “O trabalho de pensamento”, “Cultura Institucional e sentido da Vida”, “O trabalho com, apesar de ou sem as Famílias”, Mistura, ternura e sexualidade”, “A Histeria para além das aparências”, “Lei simbólica e pacto social”, são algumas das temáticas que compõem o livro.

Kammerer também nos deixa  palavras valiosas que nos possibilitam repensar a nossa prática profissional e também nossas próprias vidas:

“O mais fecundo dos dons vindo dos pais é o da Falta que fazem, da impossibilidade e da recusa de Tudo dar. É preciso que o filho tenha podido se apropriar no orgulho de uma fala que sugere: “Você agora recebeu tudo o que podia esperar de nós; nós o armamos para a vida como podíamos. Agora, vá embora com o que recebeu e para conquistar o que ainda lhe falta… E se não o obtiver, lembre-se de que poderá passar sem”. Ou, em outras palavras: “Ainda lhe falta e sempre lhe faltará muito. Mas existem objetos que jamais serão trazidos pelos pais; só podem ser objetos de conquista. Vá conquistá-los! E, como nós mesmos, você não conseguirá totalmente. Essa falta é a condição humana e também a fonte do desejo de cada um“.

Curta, siga e compartilhe os Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300


SOBRE ESTE ARTIGO:

Pierre Kammerer. (2011). Adolescentes na Violência: Meditações Educativas e Tratamentos Psíquicos. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.


SOBRE O AUTOR/IDEALIZADOR DESTE BLOG:

escritos psiAndré Bassete do Nascimento. (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@gmail.com ou dreebn@yahoo.com.br

Anúncios