Seja Infinito!?

Por André Nascimento

tumblr_lqe1rmiHbx1qiqc4po1_500

EM 30 DE MAIO DE 2015, escrevi um texto intitulado “Discursos do Séc. XX-XXI e seus possíveis Efeitos”, propondo refletir e levantar discussões a respeito de alguns discursos em circulação em nossa sociedade atual e seus possíveis efeitos não só nesta geração, mas, também, nas que virão. Em termos simples: o que os discursos de nossa sociedade estão falando do nosso tempo, e como eles afetam e produzem mudanças no homem e nas relações que este estabelece consigo mesmo, com os seus semelhantes e com o mundo.

Recentemente, assisti uma propaganda que tinha o intuito de informar a população que as inscrições para o vestibular, de uma faculdade particular, já estavam abertas. Entretanto, não puder deixar de notar, alguns elementos que estavam sendo veiculados junto a mensagem da tal propaganda da faculdade.

Logo na primeira cena, vemos um menino diante de duas peças de roupas, tendo que ESCOLHER qual delas irá usar. Na cena seguinte, vemos esse mesmo menino tendo que ESCOLHER se vai sair com a sua namorada(?) ou se vai sair com seu amigo para jogar futebol…

Ambas as cenas são acompanhadas pelos dizeres: “Dizem que a vida é a arte de DES-ESCOLHER. Já que escolher uma coisa, significa abrir mão de outra… Isso muda agora…”

O desenrolar da propaganda mostra este mesmo menino, já crescido, entrando na tal faculdade, escolhendo um(?) curso e estudando. Cenas acompanhadas pelos dizeres: “Uma escolha não anula a outra..” e “…Seja Infinito!”.

O que é “Ser Infinito?”

Ora, o “Infinito” é algo que não tem início, meio ou fim; ou seja, algo que não tem limites!

Um discurso que fala de “Um Mundo sem Limites”, onde o homem, agora “sem gravidade”, é regido pelo aforismo: “Tudo é possível!”. Um “Mundo” que já foi discutido por vários pensadores, filósofos e psicanalistas: Charles Melman, Jean-Pierre Lebrun e Dany-Robert Dufour, entre outros.

Uma propaganda que fala de um ponto que estamos vivenciando na atualidade. Um discurso que tenta eliminar a falta (?), que tenta renegá-la! Aqui, não precisamos mais renunciar, abrir mão de nada. Não precisamos escolher e, consequentemente, perder uma coisa para conseguirmos outra. Porque, a partir de agora, podemos “Ser Infinito”. Podemos “Ser” e “Ter” Tudo!

Essa é a mais doce das nossas ilusões…

“Ninguém pode Tudo!”

Vejamos agora, a propaganda do ano anterior desta mesma faculdade:

“Existe uma coisa maravilhosa “dentro” de cada ser humano. Alguns chamam “isso” de “alma”, outros de “sonho”, outros de “vocação”. Você pode dar o nome que quiser a “isso” que te empurra pra frente. Você pode, inclusive, ainda não saber exatamente o que é isso. Ou para qual direção você deve ir. Mas você sente que “dentro” de você existe uma luz, bela e forte que a qualquer momento vai explodir. Não tenha medo de errar, o mundo é cheio de possibilidades e você também. Nada é perda de tempo! Muitos erros levam a grandes obras e formaram grandes pessoas. Não tenha medo de não saber, tudo o que não sabemos pode nos transformar. Não tenha medo! Esse é o tempo da coragem!”

Um fato interessante é a virada do discurso. É visível como a falta está incluída no segundo discurso/propaganda. Aqui, podemos “não saber”, podemos ter dúvidas, podemos errar… podemos falhar! E tudo bem, se isso acontecer, afinal, todo mundo falha. Todo mundo erra. É isso que nos faz Seres Humanos! E, talvez, o mais importante: “Erros levam a grandes obras e formaram grandes pessoas”, pois só a partir da falta, dos erros e tropeços é que podemos inventar, nos re-inventar!

“A falta é a condição humana e também a fonte do desejo de cada um[1]“.


Notas:
[1] Pierre Kammerer

Curta, siga e compartilhe os Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300.


SOBRE ESTE ARTIGO:

Escrito em 21 de Outubro de 2015, por André Nascimento.


SOBRE O AUTOR/EDITOR/IDEALIZADOR DESTE BLOG:

escritos psiAndré Bassete do Nascimento. (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@gmail.com ou dreebn@yahoo.com.br

Anúncios