O MUNDO DO MARKETING: 3 TIPOS DE MARKETING QUE VOCÊ PRECISA CONHECER SE DESEJA DAR UM UP NA SUA CARREIRA OU EMPRESA

Escrito por André Nascimento

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ESCRITOS PSICANALÍTICOS | MARKETING | ANDRÉ NASCIMENTO

(O Mundo do Marketing é o primeiro texto da Série “Marketing & Empreendedorismo” do Escritos Psicanalíticos, escrito por André Nascimento)

Que tal você dar uma pausa na correria do dia-a-dia e expandir um pouco mais os seus conhecimentos?

Lembrar de apertar a tecla Pause, é fundamental, em alguns momentos.

Principalmente, quando o conhecimento no qual temos acesso nos possibilita construir a nossa própria maneira de saber-fazer.

E foi pensando na ideia de compartilhar conhecimentos e construir novos saberes, que decidi, mais uma vez, trazer para vocês um pouquinho dos meus estudos recentes.

O que é bom para diversificar os assuntos abordados aqui no Escritos Psicanalíticos, não cair na monotonia, fomentar novas discussões e, claro, o desejo de saber (tão caro a psicanálise) por outras áreas e campos.

Enfim, vamos começar pelo começo.

O QUE É MARKETING?

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O Marketing é qualquer estratégia que te leve a se conectar com o cliente-alvo/consumidor.

(Este Vídeo, por exemplo, aborda de maneira simples o que é o Marketing)

Como o assunto é amplo, resolvi destacar, brevemente, alguns Marketings fundamentais para quem deseja dar um UP na carreira ou empresa.


03 TIPOS DE MARKETING QUE VOCÊ PRECISA CONHECER SE DESEJA DAR UM UP NA SUA CARREIRA OU EMPRESA

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O básico que você precisa saber sobre…

1. Marketing de Conteúdo

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“O Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas[1]“.

Lá no Rockcontent, por exemplo,  é possível você conferir 7 Motivos para começar a fazer Marketing de Conteúdo ainda hoje.

Depois que li os tais motivos, ficou claro que o mais importante no Marketing de Conteúdo, é criar conteúdos de qualidade e relevantes para o seu cliente.

Essa divulgação pode ser feita por Blog, Palestras, E-books ou PDF, entre outros.

Vamos ao próximo item?

2. Marketing Direto[2]

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O Marketing Direto serve para estreitar o relacionamento entre a empresa e seus clientes (reais e potenciais).

Ponto-chave:

  • Foca os esforços em um público específico, que tem interesse real no produto ou serviço oferecido.

Ponto Positivo:

  • Uma das principais maneiras de se chegar ao consumidor, e garante que a verba não seja desperdiçada com um público que não tem interesse por determinado assunto.

Interessante. Não é?!

Se você está gostando deste artigo, veja só algumas estratégias que selecionei sobre o Marketing Direto (e caso você tenha dúvidas se deva ou não prosseguir, tente ficar até ler, pelo menos, a dica 03#).

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Veja a seguir algumas estratégias básicas que você pode seguir na hora de desenvolver sua campanha:

  1. O primeiro passo para quem quer fazer uma boa campanha de marketing direto é selecionar o Público-alvo.

Não se faz marketing direto “para todos”, é preciso saber quem são as pessoas com quem se deseja falar.

Neste ponto, quanto mais precisa for sua definição de público-alvo, melhor!

  1. Determine o propósito da sua ação antes de selecionar a ferramenta que será utilizada.
  1. Teste o potencial do banco de dados selecionado dirigindo a ação à apenas alguns.

Por exemplo, antes de enviar um catálogo para todo o banco de dados escolhido mande para apenas 500 pessoas e rastreie os resultados obtidos.

Dessa forma você conseguirá saber se a segmentação do público-alvo foi feita adequadamente.

(Observação: caso o resultado obtido seja muito ruim a segmentação deverá ser revisada).

Dica#: se precisar de uma gráfica para imprimir o seu material, para que você possa distribuí-lo para seus clientes, acesse o site da Printi.

  1. Dê um prazo de ação para encorajar o destinatário a responder logo.

Colocações como “só esta semana” fazem com que os interessados se prontifiquem a agir, enquanto um prazo indeterminado leva à postergação.

  1. Inclua um incentivo para ação.

Descontos, brindes, etc. faz com que os interessados partam para a ação mais depressa.

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  1. Caso sua ação de Marketing Direto seja feita por meio de E-mail Marketing (que preferi não aprofundar neste artigo, mas você pode ir atrás dessa informação e compartilhar com a gente nos comentários) lembre-se de enviar apenas para aqueles que solicitaram os e-mails, caso contrário será Spam.

Você precisa saber um dos grandes desafios do E-mail Marketing, tão utilizado hoje em dia: é preciso ter um banco de dados de clientes que desejam recebê-lo.

Vale lembrar que na maioria dos casos o Spam traz uma imagem negativa para a empresa e pode afetar sua Credibilidade.

7. Por fim, lembre-se de que as ações de Marketing Direto devem ser sistêmicas e permanentes.

Não adianta anunciar apenas promoções e lançamentos: trata-se de um relacionamento com o consumidor e como em qualquer relacionamento é necessário se fazer presente.

Por exemplo, a marca da sua empresa deve estar sempre visível, sendo assim, utilize qualquer oportunidade para falar com seu público, tais como datas comemorativas, eventos, etc.

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#DicadeCanal: O Canal Motivação e Emprego,  tem um vídeo que fala da importância do Marketing Pessoal para o sucesso profissional.

Embora eu não aprecie essas  “promessas” embutidas nos títulos desses vídeos e artigos, o conteúdo é relevante e pode servir para uma ou outra pessoa.

Sendo assim, porque não compartilhá-lo. Né!?

Você já parou para pensar na maneira como você se apresenta para os seus clientes?

Vale lembrar que o seu “sucesso profissional”, como costuma dizer os profissionais de marketing e gestão pessoal e empresarial, não depende exclusivamente do seu currículo nem dos seus conhecimentos, depende da forma como você se apresenta no mercado de trabalho.

Por isso, é sempre bom Caprichar também no Marketing Pessoal.

3. Marketing Pessoal

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O Marketing Pessoal é uma estratégia utilizada por um individuo, com o objetivo de desenvolver contactos e relacionamentos no âmbito pessoal e profissional.

Você poder assistir no YouTube algumas Dicas de Marketing Pessoal com Daniel Godri.

O vídeo é bem bacana, e vai te ajudar a lembrar, nas horas fáceis e difíceis que “ninguém pode tirar o seu valor”.

Entretanto, tenha cautela ao divulgar seus conteúdos, pois sua atitude pode afetar a sua Credibilidade, como comenta Bruno Ávila, quando fala de Marketing Pessoal.

Bem, este artigo está chegando ao fim.

E quero aproveitar esta oportunidade para deixar uma mensagem para você, leitor:

Nunca perca de vista quem você é, o seu valor, e porque você faz o que escolheu fazer.

Até a próxima!

(O que você pensa sobre o tema? Faz sentido pra você?  Deixa um comentário logo abaixo ou sugira um tema, precisamos de ambos para estar melhorando o blog)

 

Notas 

[1] http://rockcontent.com/marketing-de-conteudo

[2] http://www.printi.com.br/blog/7-estrategias-de-marketing-direto-para-iniciantes

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escritos psiAndré Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Autor, editor e idealizador do Blog Eu Tava Aqui Pensando e Escritos Psicanalíticos. Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

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