Marketing & Empreendedorismo: gestão financeira, contabilidade e rede de contatos

Escrito por André Nascimento

fin.jpg

Marketing & Empreendedorismo | Escritos Psicanalíticos | André Nascimento


Apresentação

A nova série de textos sobre Marketing & Empreendedorismo”, trouxe para a discussão o Mundo do Marketing. Um tema importantíssimo destinado a todos aqueles que desejam dar um UP na sua carreira ou empresa.

O segundo texto desta mesma série, abordou Dicas e Estratégias úteis àqueles que desejam sair do lugar e abrir a sua própria empresa.

Hoje, lançarei uma questão, sem a pretensão de respondê-la de imediato:

O que você tem feito para causar impacto no dia-a-dia do seu cliente?

Vamos continuar nossos estudos?

O artigo o que toda empresa precisa saber sobre contabilidade, fluxo de caixa e cobrança do Contador, trás 2 pontos que, ao meu ver, podem ser úteis aos empreendedores:

  1. O empreendedor deve Registrar seus gastos e receitas e cuidar muito bem do fluxo de caixa (para o dinheiro não acabar, ou pelo menos ver quando acabará).
  2. Toda empresa precisa de um contador para construir declarações e fazer sua ponte com as entidades governamentais que te cobram impostos.

Se ter, no mínimo, um contador na sua Empresa é importante, pois é ele que te ajudará na gestão da empresa, você precisa saber quais responsabilidades cabem a este profissional.

O que é responsabilidade do Contador?

 destaque3

“O que cada Contador faz com a empresa contratante varia com base no acordo feito, que vai desde a elaboração de relatórios, declarações até mesmo emissão de guias para pagamentos de impostos“.

“A prática de repassar o dinheiro para que o próprio contador faça os pagamentos é totalmente não recomendada”.

O aconselhável é que o contador envie as guias e a empresa faça os pagamentos.

“Toda a burocracia ligada à Folha de pagamento (caso você tenha funcionários) também pode ser feita pelo Contador: Guias de impostos (FGTS, Guia para pagamento do Sindicato, etc.), Declarações (RAIS – relação anual de informações sociais, sobre salários, funcionários etc.)”.

“Tudo que o contador precisa entregar (de declarações e guias) depende diretamente do que aconteceu na sua empresa: notas fiscais emitidas (receitas) e os gastos – todos bem classificados e com notas fiscais coletadas”.

financial_services_01-copy.jpg

Veja o que você pode fazer para auxiliar o trabalho do contador da sua empresa:

  • “emita as notas fiscais sobre as vendas feitas, já que os futuros impostos que você pagará dependem diretamente disso”.
  • “faça um registro do seu fluxo de caixa: tudo que entrou e saiu deve ser detalhadamente registrado e, então, enviado mensalmente para o Contador”.
  • Análise e planejamento financeiro: o poder de decisão de quem registra suas informações

 

“Quem não tem informações não consegue tomar decisões”.

“Como saber onde cortar custos se você não sabe para onde o dinheiro está indo ou mesmo se esses investimentos trazem um retorno satisfatório?”

“Ao fazer um controle básico do fluxo de caixa da sua empresa, classificando os gastos e receitas, você pode analisar as áreas onde você está gastando mais dinheiro ou com quais clientes você gasta ou ganha mais”.

Logo, você verá que será muito válido fazer um planejamento para o curto prazo do seu fluxo de caixa: estimar o que entrará de novas vendas, quais são seus custos mensais básicos etc.

Assim, você poderá se preparar muito melhor para o futuro e evitar o pagamento de multas ou juros por causa do valor negativo na conta.

(Dica#: um ponto específico que facilita muito o dia-a-dia é ter um bom software de gestão, algo que te economizará muito tempo e dor de cabeça).

Lembre-se:

Analise seu grupo de clientes de forma separada – ninguém é igual! 

 MarketingPlaylists-ContentMktg.jpg874108500

Todo empreendedor precisa ter sua rede de contatos.

email-marketing

Após ler o artigo 7 bons motivos para aumentar sua rede de contatos , listei os 3 mais interessantes:

  • Você pode expandir seu grupo de colegas que podem te dar conselhos ou ajudar no seu trabalho;
  • Você encontrará novas oportunidades pra troca de informações que te farão um melhor empreendedor;
  • Você pode formar relacionamentos reais que vão agregar valor além do dia-a-dia do seu negócio.

Como atrair clientes para novos negócios? 

Kind vor Tafel mit Business-Symbolen

Nos últimos anos, “uma infinidade de pequenas empresas com propostas inovadoras surgiram para suprir as necessidades de um público que já não eram mais contempladas pelas grandes empresas”.

“As primeiras startups, que surgiram entre 1996 e 2001 com o boom da internet, mostraram que é possível conquistar novos mercados com propostas diferentes de serviços ou produtos”.

A revista Exame define as startups como “grupos de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”.

“Este último aspecto, referente à incerteza de mercado, está diretamente ligado com a recepção do público a serviços ou modelos de negócio até então inexistentes”.

Neste cenário, “é compreensível que o público tenha certa desconfiança diante de empresas que oferecem serviços diferenciados. Entretanto, é este o fator que muitas vezes impede as startups de crescerem e decolarem suas vendas”.

Como conquistar a confiança de clientes para novos negócios?

content-marketing2

1 – Seja didático

Sua startup deve ter em mente que a maioria de seus clientes em potencial realmente não sabem como seu serviço pode ajudá-los a solucionar um problema.

Mesmo porque, muitas vezes, eles nem sabem que têm aquele problema.

É preciso que você mostre para seu público, de forma extremamente didática, que eles têm um problema X e que você oferece uma solução Y, explicando os motivos por que a solução Y seja a melhor para o problema X.

Mostre como seu serviço ou produto irá facilitar a vida de seu cliente.

Essas informações precisam estar nos seus principais canais de comunicação, como o site da empresa, por exemplo.

2 – Mostre credibilidade e segurança

Quando uma empresa oferece um produto novo, é de se esperar que o público tenha um pouco de relutância em aceitá-lo, afinal eles estão acostumados com um modelo tradicional.

Para solucionar este problema, você precisa mostrar que sua empresa é segura e tem credibilidade.

Se seu negócio é online, por exemplo, você deve mostrar para seu público que possui os melhores certificados de segurança da rede e que os dados de seus clientes são devidamente protegidos.

Você deve proporcionar segurança para seus clientes e, acima de tudo, fazer com que eles se sintam seguros adquirindo seu serviço.

3 – Apresente benefícios

Uma ideia não tem a força de um exemplo.

Além de mostrar para seu público-alvo qual é seu negócio, é importantíssimo que você também mostre como outras empresas se beneficiaram de seu serviço.

No seu site, por exemplo, é interessante que você apresente quais clientes já trabalharam com você para que, inclusive, uma empresa interessada possa buscar referências de seu serviço.

Deixe seu próprio trabalho ser uma ferramenta para atrair novos clientes.

4 – Treine seu staff

Para explicar a seu público como seu novo serviço funciona, é imprescindível que toda a sua empresa saiba como fazê-lo, principalmente o setor de relacionamento com o cliente.

É preciso que toda a equipe da empresa tenha capacitação suficiente para tirar qualquer dúvida referente ao seu negócio, quantas vezes for preciso.

Aqui também se incluem empregados que não lidam diretamente com o cliente, afinal, toda a empresa precisa estar alinhada com seu negócio.

5 – Invista em marketing

Paralelamente às ações sugeridas acima, é preciso que você invista em divulgação.

Como já dito antes, muitas vezes seu cliente em potencial não sabe que tem um problema que pode ser resolvido por sua empresa.

Delimite seu público e faça de tudo para que ele tome ciência de que os seus serviços são uma boa alternativa para ajudá-lo a solucionar determinada situação.

Dicas-de-eCommerce-Como-Identificar-Seu-Público-Alvo-01.jpg

Que tal compartilhar suas vivências aqui no Escritos Psicanalíticos?

Conte para a gente nos comentários como sua empresa encara o desafio de atrair novos clientes! ↓

Curta, siga e compartilhe o Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300.


escritos psiAndré Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Autor, editor e idealizador do Blog Eu Tava Aqui Pensando e Escritos Psicanalíticos. Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

Anúncios