Marketing & Empreendedorismo: saia do lugar! Dicas e estratégias úteis àqueles que desejam abrir uma empresa

Escrito por André Nascimento

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Marketing & Empreendedorismo | Escritos Psicanalíticos | André Nascimento

 

Boas ideias não bastam para abrir uma Empresa.

É preciso ir além.

E mais do que isso: é preciso ir em busca de meios que te ajudem a concretizar o seu sonho de empreender.

Pensando nisso, o Escritos Psicanalíticos trás dicas e estratégias valiosas àqueles que desejam sair do lugar, abrir uma Empresa.

Confira.

Dica01# Muita calma nessa hora!

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Se você deseja abrir um negócio próprio, você precisa pesquisar e se familiarizar com os termos técnicos e conteúdos que o atravessam.

Mas, vai com calma para não querer ganhar o mundo de uma só vez. Ok!?

Então, como prosseguir?

O artigo como começar a empreender sem uma ideia de negócio inédita? me ajudou a destacar a próxima dica.

Dica02# Saia do Lugar!

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“Se você já ‘ouviu o chamado’ e quer de fato empreender, não adianta ficar esperando o momento ideal – se você for esperar todos os sinais ficarem verdes para sair de casa, você nunca sairá!”.

Entretanto, se você está lendo este material, suponho que algum movimento já foi feito.

Continue seus estudos! Informe-se e não tenha vergonha de perguntar sobre os assuntos de seu interesse para aqueles que você supõe que podem te ajudar a executar tal passo ou esclarecer as dúvidas que surgem ao longo do processo.

 

Dica03# Processo de criação do Slogan da Empresa

 

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No artigo como criar um slogan para empresa que diferencie sua marca? encontrei outras informações interessantes.

Não adianta você querer abrir uma empresa se não sabe nem o que é um slogan de uma empresa. Certo?

Logo, a primeira coisa que você precisa saber a respeito do Slogan é:

“O Slogan trata-se de uma frase curta e de impacto, que representa o foco principal de negócio de uma empresa”.

É justamente por se tratar de uma frase curta, de impacto e que subentenda o foco principal da sua empresa que “é preciso criar um Slogan que diferencie sua marca, reforce seu posicionamento no mercado e ajude-a a se fixar na mente de seus clientes”.

A título de exemplo, “o posicionamento pode ser focado em algo tangível, como a velocidade de entrega de uma loja on-line, ou em algo intangível, como a liberdade e conquista”.

O fundamental é que seu Slogan “transmita esse posicionamento de forma clara e memorável, ao mesmo tempo que gera identificação e valor para o público”.

Por isso, na hora de criar um Slogan para você passar a mensagem da sua empresa da maneira mais eficiente possível…:

  • Pense no Ritmo ao fazer o Slogan

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“Quando se cria um slogan, principalmente quando ele é mais longo, é preciso levar em consideração certos critérios como: ritmo, rima e musicalidade”.

Lembre-se que “todo slogan deve ser agradável ao ouvido, pois são mais fáceis de ser memorizados e tornam-se mais bem sucedidos”.

“Transformá-lo em uma canção ou em uma rima curta pode ser uma forma de torná-lo conhecido, pois uma mensagem transmitida em forma de canção é mais memorável do que uma dita em discurso normal”.

  • Destaque as vantagens do produto

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O Slogan é, na maioria das vezes, junto com o logotipo, “uma das primeiras impressões que o público consumidor tem do seu produto”.

Enfim, “o que é um slogan de uma empresa se não uma maneira de destacar as vantagens do produto ou serviço?”.

·       Seja honesto ao fazer Slogan

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“Fuja ao máximo dos exageros!”

Por mais que seu produto seja de qualidade, “é um grande erro descrevê-lo de uma forma que não corresponde à realidade, pois isso pode trazer problemas para a empresa no futuro”.

“Arranje uma forma inteligente de definir seu produto, para que as pessoas desejem adquiri-lo, mas procure, acima de tudo, ser honesto e condizente com a realidade”.

·       Mantenha a simplicidade:

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“Se você deseja que o seu Slogan fixe na mente de seu público, ele deve ser o mais curto possível”.

“O desejável é que ele tenha uma única frase, com oito palavras no máximo, que sejam leves e fáceis de pronunciar”.

Confira, também, dicas de como construir o seu símbolo, fazer com que ele seja marcante:

Dica04# Como fortalecer a sua marca

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  • Construa algo tangível e memorável

    Fácil de lembrar, então, se for algo físico/tangível, melhor.

  • Conte a história do seu símbolo

    Tudo que importa tem uma história. Independente se a concepção do seu símbolo foi uma epopeia, ou se você teve que inventar uma história pra ele – o que importa é que tem uma história.

  • Credibilidade

Pedir para que pessoas que conhecem e acreditam no seu trabalho apareçam junto com o seu símbolo dá, no mínimo, um pouco de credibilidade a ele. Quer um exemplo simples do que estou falando? Peça para que várias referências da sua área, setor ou pessoas tirem fotos com o símbolo da sua empresa.

(Dica# No decorrer dos meus estudos e pesquisas, encontrei a We Do Logos, uma empresa que cria mascotes e o design da sua empresa (logo, materiais para uso digital e gráfico etc.).

Que tal explorarmos juntos o site e descobrir os serviços oferecidos?

Espero que o conteúdo a seguir também seja útil para você!

Bom, se você deseja empreender, também terá que se familiarizar com o Mundo do Marketing.

Como tudo na vida, uma hora o seu Marketing pode falhar.

Então, a sua atitude perante essas falhas e tropeços será fundamental!

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Caso algo não ocorra como o planejado, insira na sua avaliação esses 2 motivos para o seu Marketing não funcionar:

  1. Promessas irrelevantes e confiança

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“Se seu Marketing não está funcionando é ou porque suas promessas não são úteis (e relevantes) o suficiente, ou porque o cliente não acredita que você será capaz de cumpri-las”.

  1. Comunicação simples tendem a ser mais efetivas

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“Comunicar seu serviço de forma simples também é fundamental!”.

Por isso, utilize linguagem simples e de acordo com o ambiente no qual seu cliente está inserido.

Afinal, nenhum cliente é igual ao outro.

Vou mencionar agora outro item que considero importante.

 

  • Nome da Empresa

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Direto ao ponto: você já parou para pensar qual será o nome da sua empresa?

Este processo é considerado um grande desafio para muitas pessoas, devido a dificuldade não só em nomear a empresa mas, também, de encontrar um nome que englobe os serviços que você pretende oferecer ao seu cliente.

Ler o artigo 11 dicas top para criação de nome para empresa foi bom porque me permitiu ter uma visão mais ampla sobre processo de criação do nome empresarial (e o melhor, sem dor de cabeça).

Ler as dicas e estratégias a seguir é essencial pois, “a criação de nome para empresa exige grande responsabilidade, pois o título irá representá-la perante seu público”.

Das 11, selecionei 09Dicas#.

Então, quando o assunto for o nome da Empresa, fique atento a:

1.      Nomes de empresa com trocadilhos

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“Trocadilhos são bem vindos, ainda mais se tiverem a pronúncia peculiar e uma escrita diferente. Especialistas afirmam que eles são melhor para negócios locais. Só é preciso ter cuidado para não gerar uma sonoridade negativa”.

  1. Estrangeirismos atraem classes C e D

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“Consultores afirmam que palavras em outra língua, principalmente em inglês, atraem consumidores de classes C e D. Entretanto, eles precisam ser fáceis de escrever e falar, caso contrário, não geram impacto e podem ser esquecidos”.

(Dica# os negócios tipicamente locais devem fugir dessa estratégia).

  1. Criar nomes de empresa curtos

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“A tendência é que nomes curtos sejam memorizados mais facilmente pelo público”.

Todavia, “caso seu produto seja direcionado às classes A e B, o ideal é deixar essa regra de lado e tentar algo mais sofisticado, que gere identificação com esses consumidores”.

4.      Criar nome para empresa com Siglas

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“O tipo de negócio que mais combina com siglas são escritórios, pois, no geral, sobrenomes não têm peso no mercado”.

(Dica#: é mais importante destacar o ramo, como JR Consultoria, ou F&G Contabilidade, etc.).

5.      Palavras com prazo de validade

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“Palavras da moda ou gírias podem ficar velhas”.

Assim, “o que hoje pode estar na boca do povo, amanhã pode não ser mais lembrado”.

“A empresa, porém, deve solidificar suas bases e permanecer”.

“Os bordões de novelas, por exemplo, caem no gosto popular durante alguns poucos meses, mas com o fim da história, logo caem no esquecimento”.

Então, “não é uma boa ideia usar algo similar em seu negócio”.

6.      Identificação com o nome da empresa

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“O seu público precisa se identificar com o nome da sua empresa”.

Além disso, “ele deve ser único e trazer uma ideia que esteja entrelaçada com o que é oferecido ou com o setor de atuação do seu negócio”.

7.      Endereço fácil na internet

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Cuidado!

“Algumas letras não são comuns em nossa língua e podem apresentar uma grafia esteticamente desagradável, como o “w”, “y”, “k”, “x”, “ç””. Desse modo, evite caracteres e endereços muito complexos.

8.      Criação de nome para empresa com diminutivos

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Fuja dos diminutivos!

“Palavras no diminutivo podem ser um tiro pela culatra. Em vez de um nome carinhoso ou íntimo, o efeito pode ser de pouca credibilidade ou menos status”.

“Tenha em mente que hoje a empresa pode ser pequena, mas que em algum momento ela irá crescer. Esse, pelo menos, deve ser o objetivo de todo negócio”.

9.  Nome, Slogan e Logotipo

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Especialistas da área indicam que “nome, slogan e Logotipo da marca devem ser pensadas juntas, pois esse é o melhor caminho para que o público possa entender o conceito do seu negócio”.

No entanto, “não basta ter um nome espetacular se sua comunicação visual não for eficiente” (por isso, invista na sua comunicação visual).

A criação de nome para empresa é coisa bem séria! E, como já foi mencionado, quanto mais você se aprofundar e estudar o assunto, melhor.

E aí!?

O que você pensa sobre o tema?

Deixe sua opinião nos comentários!

E acima de tudo, lembre-se:

“Nunca escolha um nome para sua empresa que represente unicamente seu gosto pessoal, atenda ao gosta e às preferência do seu público-alvo!”.

 

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escritos psiAndré Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Autor, editor e idealizador do Blog Eu Tava Aqui Pensando e Escritos Psicanalíticos. Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

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