Espaço Mulher

Escrito por André Nascimento

tr

“Ninguém nasce mulher, torna-se mulher” (Simone de Beauvoir)

Apresentação

Em Fevereiro de 2016, dei início a uma nova jornada nos terrenos do Feminino. O que “despertou” o meu interesse neste assunto, foi a fala de uma mulher, uma paciente que, durante a sua sessão de análise, diz: “o toque de um homem é capaz de despertar uma mulher… lhe dar vida!”.

Os efeitos da tal frase me fez criar a série Ensaios sobre o Feminino.

Alguns dias depois, nascia o artigo Demanda de ser mãe, desejo de ter filho, um texto que trás para a cena alguns dilemas da maternidade. E nos convida a refletir sobre “o que é a verdadeira mãe?”.

Mulheres de véu  é outro texto que aborda o Universo Feminino. Um texto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 08 de Março. As mulheres avançaram muito na luta por seus direitos e na busca por um novo lugar social. Entretanto, deve-se ter cautela para não cair na “crença da onipotência”. Este texto trás relatos históricos interessantes e termina com uma mensagem importantíssima destinada a todas as mulheres.

Estatísticas Escritos Psicanalíticos

Recentemente, ao rever as estatísticas da página do Escritos Psicanalíticos no Facebook, tive uma surpresa: 81% das pessoas que curtiram e acompanham diariamente os conteúdos oferecidos na fan page são mulheres.

1.jpg

As estatísticas também mostram que 27% das mulheres que curtiram a comunidade dos Escritos Psicanalíticos tem entre 25-34 anos. No segundo lugar do ranking 18% tem entre 18-24 anos, e no terceiro lugar temos 17% das mulheres entre 35-44 anos.

2.jpg

O último gráfico mostra que 72% das “Pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam suas publicações ou se envolveram com sua página”, são mulheres.

3.jpg

Enfim, constatar que o maior público do Escritos Psicanalíticos são mulheres, somados ao desejo de estudar mais afundo o universo enigmático do feminino, fez com que eu fundasse um novo espaço aqui no Escritos Psicanalíticos, que nomeei de Espaço Mulher.

Espaço Mulher

O Espaço Mulher, como próprio nome sugere, é um espaço de fala para todas as mulheres que acompanham o site e a fan page no Facebook do Escritos Psicanalíticos.

Inaugurar o Espaço Mulher é apostar que o diálogo constante com as mulheres do Brasil (e de outros países), possa servir de matéria-prima para a construção de novos saberes que, ao serem compartilhados, irão agregar valor à vida de outras mulheres.

Em breve, mais informações.

Curta, siga e compartilhe o Espaço Mulher no Facebook.

Curta, siga e compartilhe o Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300.


escritos psiAndré Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Autor, editor e idealizador do Blog Eu Tava Aqui Pensando e Escritos Psicanalíticos. Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

Anúncios