PROJETO PSICOSSOCIAL “RODAS DE CONVERSA NA ESCOLA”

Projeto Psicossocial desenvolvido por André Nascimento

rodas de conversa na escola.jpgConheça o Projeto Psicossocial “Rodas de Conversa na Escola”. E leve-o para a sua Escola! Nestes encontros, discutiremos alguns fenômenos que põem à prova as relações interpessoais e o processo de ensino-aprendizagem.

Apresentação

Em 2015, realizei um Projeto Psicossocial em uma Escola Municipal situada no município de Cariacica, Espírito Santo – ES.

Tal projeto, permitiu uma maior aproximação com o dia-a-dia de diretores, professores e alunos; identificar situações-problemas no ambiente escolar; fazer intervenções e propor soluções para as demandas/necessidades identificadas; melhorar a relação professor-aluno; alcançar maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem, entre outros.

Desse “encontro” com a Equipe Escolar e com os alunos, surgiu o desejo de me aventurar, ainda mais, nos terrenos da Escola.

A partir da escuta dos relatos dos profissionais e, claro, dos próprios alunos, me foi possível iniciar a re-construção de um saber sobre “A Escola, hoje”.

Parte da re-construção desse saber, está nas páginas do artigo acadêmico, cujo nome é o mesmo do tema proposto nesta edição do Rodas de Conversa nas Escolas.

De 2016 em diante, pretendo continuar e avançar nesta tarefa de realizar projetos psicossociais, agora, em Escolas particulares, municipais e estaduais da Grande Vitória-ES. E realizar novas produções teóricas, que articulem relatos das situações-problemas identificadas, com outras áreas e campos, como a literatura, pedagogia, psicanálise, psicologia, sociologia, entre outros.

Um material que, certamente, agregará valor a todos que atuam direta ou indiretamente com crianças e adolescentes, dentro ou fora dos muros da Escola.

Sem dúvida, trata-se de um projeto grandioso, e para muitos, impossível, cercado de desafios. Entretanto, poder ter a chance de realizá-lo, é apostar que a inserção de um profissional da Psicologia, e mais especificamente de um Psicanalista, na Escola, promova mudanças significativas na vida de todos aqueles que decidiram abraçar – e insistir-, assim como eu, esta empreitada!

Tema

A ESCOLA HOJE

Um diálogo a respeito dos fenômenos que põem à prova as relações interpessoais e o processo de ensino-aprendizagem

 

 A Escola é uma das principais instituições, depois da família, que colabora no processo de humanização. A escola é uma das principais vias de transmissão de normas, leis e da cultura de uma sociedade. Mas, nem tudo são flores. A escola também é um terreno fértil para a eclosão de diversos fenômenos internos (lê-se psíquicos) e externos, que põem à prova todos que convivem e compartilham do ambiente escolar. Fenômenos que podem vir a se transformar em conflitos ou barreiras às relações interpessoais e ao ensino-aprendizagem. Diante do apresentado, este projeto procura dialogar e tecer considerações a respeito de alguns dilemas da infância e da adolescência, o que a teoria psicanalítica pode transmitir aos professores, os bastidores da relação professor-aluno, os impasses em provocar o desejo de saber nos alunos, como um psicanalista pode operar na instituição educacional, entre outros. Um conteúdo que, certamente, agregará valor a todos que atuam direta ou indiretamente com crianças e adolescentes, dentro ou fora dos muros da Escola. Certamente, um psicanalista, ao adentrar numa instituição, deve estar atento também ao contexto econômico-político-social da região onde a escola se insere e, principalmente, ao discurso institucional e seus possíveis efeitos em cada um dos sujeitos que usufruem, compõem e se aventuram, diariamente, nos terrenos da escola.

Esta foi uma breve apresentação.

Se você deseja receber mais informações sobre o Projeto Psicossocial Roda de Conversa, ligue-me ou escreva-me! Contato: (27) 99961-7815 (Vivo/Whatsapp). Correio eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

 

Curta, siga e compartilhe o Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300 (clique para abrir).

Conheça-me!

00eu3A.jpg

Saiba mais

André Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Psicanalista. Consultório Particular. Praia do Suá, Vitória, ES — Espírito Santo. Autor, editor e idealizador do Blog A Vida e a PsicanáliseEu Tava Aqui Pensando, Sala de Espera e da Revista Eletrônica Escritos Psicanalíticos. Contate-me! (27) 999617815 (Vivo/Whatsapp). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

 

 

Anúncios