Cuidado com suas preocupações!

Escrito por 

preocupacao-ansiedade-960x500

Você se sente preocupado? Sente um peso em sua cabeça como se a estivessem pressionando de todos os lados?  Tal pressão desce por sua garganta reflete em seus ombros como se tivesse alças de uma mochila pesada pressionando-os?  Ao final tal pressão desse para sua barriga e atua como se fosse um pequeno incomodo na boca do estomago barriga?

Caso você esteja com algum desses sintomas é muito provável que você esteja sofrendo de um mal gravíssimo mas totalmente desnecessário, a chamada Preocupação.

Várias coisas causam preocupações, mas talvez você esteja sofrendo com o seu passado ou o seu futuro e é disso que quero falar hoje.

Muitas pessoas vivem no passado, permanecem atrelados a coisas que aconteceram a muito tempo atrás, remoem fatos que jamais poderão mudar, já que ainda não inventaram viagem no tempo, e algumas pessoas chegam a transformar isso em depressão crônica mantendo não só elas próprias preocupados, mas também todos que estão a sua volta.

Já outras pessoas vivem no futuro, vivem querendo ser algo, vivem preocupadas com o que vão ser, se alcançarão seus anseios, deixam para ser felizes no futuro já que estão investindo pensamento apenas no que vão ter ou ser no futuro, sonham muito com um futuro lindo, ou sofrem muito com algo que querem alcançar anos a frente, um futuro que pode nem existir.

Quando ocorrem essas duas situações as pessoas acabam esquecendo da única coisa que possuem de fato o HOJE, todo dia a meia noite temos a largada de um novo dia, teremos 24 horas de incríveis oportunidades para melhorar nossas falhas, tomar atitudes que impactarão no nosso futuro e trabalhar em prol de nossos ideais.

Não estou falando aqui para desconsiderarmos nosso passado e vivermos como se não houvesse o amanhã, devemos sim estar alertas com situações que apareçam e que no passado resolvemos de forma equivocada para não repetirmos o erro, podemos estar atentos a desafios do passados que reaparecerem e tivermos resolvido de forma correta para que talvez possamos melhorar a solução executada e claro precisamos perseguir um objetivo, seja ele um sonho ou uma meta de carreira ou até mesmo uma vitória em um esporte.

Fique atento na diferença entre remoer o passado e apenas lembrar de suas atitudes passadas para melhora-las e algumas vezes não repeti-las ou da diferença em viver como um sonhador idealizando um futuro maravilhoso esperando que tal futuro caia em seu colo e uma pessoa que trace um objetivo e atue HOJE para o atingimento dessa meta.

Vou dar dois exemplos:

1º – Analfabeto que tem o sonho de ser professor – Imagine que João tem 40 anos e acha muito interessante repassar conhecimento para outras pessoas, só que tem um problema, ele não sabe ler.

  • Ele tem a opção de viver um sonho em sua cabeça imaginando que seria maravilhoso ser professor e que talvez por um golpe de sorte isso aconteça, ele também pode ficar reclamando, mesmo que para si próprio, pensando como foi estúpido e não de prosseguimento aos estudos, se remoendo com a desculpa que teve que trabalhar e que ninguém deu oportunidade para que aprenda a ler e escrever, colocando a culpa de seu insucesso nele e no mundo.
  • Mas ele tem outra opção, após seu turno trabalhando como jardineiro,HOJE ele vai passar na escola mais próxima de sua casa e perguntar se tem uma vaga para que ele aprenda a ler e quem sabe daqui 1 ou 2 anos quando estiver alfabetizado ele possa trabalhar como assistente de sala voluntário para ajudar outras pessoas que estão na mesma situação em que ele estava algum tempo antes.

2º – O EX RICO –  No passado Pedro já teve uma situação econômica muito boa, tinha bons carros, imóveis, podia viajar, comprar as melhores roupas e comer nos melhores restaurantes, mas com o passar do tempo sua situação econômica mudou e hoje ele atua como vendedor de carros usados e seu padrão de vida caiu.

  • Pedro vive no passado chega nas rodas de amigos e conta o que já teve, o que já fez, os lugares que visitou e os restaurantes que já frequentou. Ele espera que aquele passado glorioso volte e que como um milagre ele retome aquele estilo de vida que lhe trouxe ótimas lembranças, mas enquanto isso não acontece ele prefere chegar em casa e assistir ao futebol enquanto lembra de todas as coisas boas que já passou e aguarda um novo futuro.
  • Nosso personagem pode adotar um outro comportamento, HOJE ele vai chegar em casa e buscar em sua rede de contatos amigos daquele passado maravilhoso que poderiam ser seus novos sócios em um negócio de comida que ele pretende tocar em seus horários vagos, ele também vai organizar suas finanças para poupar um dinheiro e dar o pontapé inicial de seu empreendimento e HOJE ele vai se inscrever no curso on-line de preparação de carnes que vai ser muito útil para seu negócio.

Nos dois exemplos quando eles tomam a atitude correta eles mal lembrarão do passado, apenas focarão no que vão alcançar através de seus esforços, considerarão o que aprenderam e agirão HOJE para mudar o resto de suas vidas.

Lembre-se:

Atitudes simples podem transformar sua realidade;

Tome cuidado também com as preocupações do dia a dia;

Não repita erros do passado e não sofra pelo que já passou;

Melhore seus acertos;

Tenha um objetivo e faça a diferença HOJE;

Por si acaso o futuro chegue você estará preparado.

Notas de Rodapé

Escrito por , Diretor – Consultor de Recursos Humanos na Recrutar Consultoria, em 23 de Maio de 2016.

Curta, siga e compartilhe o Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300(clique para abrir).

Conheça-me!

00eu3A.jpg

Saiba mais

André Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Psicanalista. Consultório Particular. Praia do Suá, Vitória, ES — Espírito Santo. Autor, editor e idealizador do Blog A Vida e a PsicanáliseEu Tava Aqui Pensando, Sala de Espera e da Revista Eletrônica Escritos Psicanalíticos. Contate-me! (27) 999617815 (Vivo/Whatsapp). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

Anúncios