O que há de ser tem força!

 

Escrito por André Nascimento

JOANA2

A vida tem um fluxo próprio. Cada um de nós tem um fluxo próprio. Muitas vezes, a única coisa que é preciso fazer, é identificá-lo.

Mas, de onde vem tamanha força? Em que momento da vida, você entrou nesse fluxo? Para onde este luxo te levará? Se é que ele @ levará à algum lugar… Não é mesmo!? Enfim…

Hoje eu preciso dizer à você que, talvez, “Seguir o fluxo” não seja tão ruim… Desde que seja o seu próprio fluxo!

Pensando nisso, trouxe para compartilhar com cada um de vocês as palavras da artista plástica Joana Cesar. Palavras que trazem em si uma mistura de angústia e acalento, capaz de tocar o mais íntimo de cada um de nós.

“(…) eu também tinha dúvidas; Mas, alguma coisa me levava de volta para aquele fluxo. Existem fluxos fortes, que quando você está vivendo aquilo, eles não tem a capacidade de te oferecer nenhum tipo de garantia; você está naquilo se perguntando: o que vai se dar, se vale a pena por sua energia ali e, às vezes, [tenta] escapar; Eu tenho que me enquadrar [você pensa].  Mas, a força desse fluxo, de algum modo, me puxava de volta para dentro dele. E, enquanto eu estava vivendo isso, era apenas angústia, e nenhuma certeza. Foram muitos anos, de muita angústia. Isso é uma característica comum dos artistas. Sofre de uma maldição. Precisa fazer, não te dando garantias. E você não podendo dizer para as pessoas que te amam, o que você está fazendo ou para onde está rumando. Mas, ao mesmo tempo, a sua força está toda dentro daquilo. Às vezes, temos a sensação de que estamos investindo a própria atenção ou energia em uma coisa, teoricamente ‘errada’; faço isso, me dedico a isso, sou levada pra isso; mas, isso parece ‘errado’; então vou brigar contra isso, vou tentar me ‘curar’, me ‘adaptar’, me ‘adequar’… Mas, o que há de ser tem força. [Por isso, quero dizer a] quem se vê dentro disso, que se tranquilize, que se entregue, que não duvide, se mantenha vivo e são… Se mantenha vivo e são, para deixar o tempo passar e aí, sim, poder enxergar a própria linha…“.

Confira a apresentação da artista plástica Joana Cesar no TEDxPUC-Rio:

 

Leia mais: Traços de Sabedoria.

 

Curta, siga e compartilhe o Escritos Psicanalíticos também no Facebook FBlogo300(clique para abrir).

Conheça-me!

00eu3A.jpg

Saiba mais

André Bassete do Nascimento (André Nascimento). Psicólogo. CRP 16/4290. Psicanalista. Consultório Particular. Praia do Suá, Vitória, ES — Espírito Santo. Autor, editor e idealizador do Blog A Vida e a PsicanáliseEu Tava Aqui Pensando, Sala de Espera e da Revista Eletrônica Escritos Psicanalíticos. Contate-me! (27) 999617815 (Vivo/Whatsapp). Correio Eletrônico: dreebn@yahoo.com.br

